WELCOME TO

Herdade

ONDE ESTAMOS

Herdade Monte da Ponte

Sejam bem vindos à Herdade Monte da Ponte!

  • Exploração agro pecuária integrada em:
  • REN – Reserva Ecológica Nacional
  • REDE NATURA
  • ZPE – Zona Protegida de Castro Verde
  • Localizada ao lado Parque Natural do Vale do Guadiana

A Herdade Monte da Ponte situa-se numa zona do Baixo Alentejo, de relevo ondulado suave e composto por terrenos xistosos.
Situa-se junto da Ribeira de Terges e Cobres, a vinte quilómetros de Beja e a trinta quilómetros de Mértola.

A propriedade reflecte o modo de vida agrícola dominante da região mediterrânica. Dedica-se à criação de gado bovino e ovino de raças autóctones, no sistema agro-silvo-pastoril, constituído na sua maior extensão por montado de azinho, pastagens permanentes biodiversas e alguns matos nas zonas mais declivosas, criando-se uma forte relação ecológica. A actividade desenvolvida neste sistema agro-silvo-pastoril baseia-se no incremento da BIODIVERSIDADE, através do melhoramento de pastagens biodiversas, à base de gramíneas e leguminosas, que desempenham funções ambientais, através da fixação do carbono e de matéria orgânica, implementado pelo Projecto Terraprima – Pastagens Permanentes Semeadas Biodiversas e Ricas em Leguminosas.” 

Pratica-se o sistema extensivo na valorização dos animais de raças autóctones, através da criação de ovinos da raça merino branco e da raça campaniça em vias de extinção e também de bovinos de raça alentejana. Esta actividade agro-pecuária proporciona a comercialização de produtos certificados DOP (Denominação de Origem Protegida) designados com a marca Carnalentejana.

A filosofia de actuação, sempre visou o aproveitamento sustentado e diversificado do sistema agro-silvo-pastoril, o que permite a rentabilização e simultaneamente a preservação do ecossistema ambiental, numa lógica de agricultura sustentável. Neste contexto, executamos a manutenção e protecção florestal através da limpeza da floresta antiga – montado de azinho e protecção de árvores jovens em zonas de pastoreio. Com o intuito de valorizar e aumentar a área florestal plantou-se pinheiro manso alternado com azinheiras e em outras zonas alfarrobeiras.

Este sistema agro-silvo-pastoril favorece a fauna silvestre, muito variada, incluindo as espécies selvagens como a raposa, lebre, coelho bravo, perdiz, javali e variadas espécies de aves que encontram abrigo e alimento na vasta área de mato e floresta mais densa, em zonas não agricultáveis. A presença de espécies piscícolas nas charcas e na Ribeira de Terges e Cobres permite a actividade piscatória.

A Herdade Monte da Ponte é detentora de recursos naturais, que proporcionam a implementação de actividades inovadoras complementando a exploração agro-pecuária e promovendo o desenvolvimento económico e social local.
Defendemos o trabalho de parcerias, contribuindo para a valorização dos produtos locais e consequentemente a sustentabilidade do meio rural.

Desenvolvemos a produção de recursos silvestres – PAM – Plantas Aromáticas e Medicinais autóctones alentejanas para a produção de óleos essenciais e Figueira da Índia em modo de produção biológico em regime de sequeiro.

Agritourism Xistos | Life is made up of moments. © 2015. All rights reserved.